quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PSB DE CONQUISTA REAFIRMA APOIO A CANDIDATURA DE CIRO GOMES À PRESIDENTE


O diretório do PSB de Vitória da Conquista se posiciona a favor da candidatura de Ciro. A decisão surgiu depois de várias discussões acerca da conjuntura nacional onde, para muitos dos militantes de Conquista, este é o momento do PSB.

Segundo o Presidente do partido em Vitória da Conquista, Gildelson Felício, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) tem todas as condições de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2010. Para Felício, o deputado tem chance de se sair bem na disputa pelo Palácio do Planalto devido a três motivos: ser uma personalidade política de trabalho reconhecido, ter concorrido ao cargo outras duas vezes e “por ter um grande potencial de votos”.

" É claro que uma decisão como esta só pode ser tomada pela direção nacional do PSB. O que estamos fazendo é nos manifestando enquanto diretório municipal, em favor de uma candidatura presidencial com o nome de Ciro Gomes. Torcemos para que a executiva nacional tenha a mesma impressão: de que este é o momento do PSB e que tenhamos uma candidatura à presidente", afirmou Gildelson.

Em salvador o deputado participou de um seminário que discutiu os rumos do partido nas próximas eleições, quando recebeu o documento do diretório de Conquista defendendo o seu nome para presidente e o nome da deputada Lídice da Mata para disputar uma vaga no Senado.

Para o secretártio geral do PSB, Dernival Araújo, além de reunir reais condições de disputar o cargo, o deputado conta também com um momento favorável ao PSB. “ O PT não terá Lula como candidato, o que seria uma candidatura imbatível, e o nome da Ministra Dilma Rousseff não conseguiu ganhar a simpatia do eleitorado, em que pese o apoio do presidente Lula, que é dono de um capital político invejável”, disse o Secretário.

Para o vereador Gilzete Moreira (PSB), a candidatura de Ciro Gomes representa a melhor opção para a sucessão de Lula. " O PSB é um aliado histórico do PT, mas para avançar no projeto político inaugurado em 2002, entendemos que o melhor nome da esquerda hoje para governar o Brasil encontra se filiado ao PSB, que é o deputado Ciro Gomes", afirmou Gilzete.

Genivan Neri, membro do Diretório Estadual (BA), ressalta a importância de uma candidatura como a de Ciro Gomes, afirmando que o Brasil alcançou melhoras significativas, que as ações do governo Lula proporcionaram um salto na qualidade de vida da população e isso tudo graças ao empenho do governo em priorizar tambem as políticas sociais. Mas para Neri, o PT não tem um nome capaz de reunir condições eleitorais para substituir Lula. " Esse nome encontra se nos quadros do PSB e esperamos contar com uma unidade entorno do nome de Ciro", afirmou Neri.

Para Boaz Rios, vice-presidente do PSB de Conquista, a eleição de 2010 será dificil, mas trará uma oportunidade de crescimento para partidos como PSB, PV e PCdoB, pois, estes partidos pertencem a um grupo de agremiações que tem muita semelhanças em suas bandeiras sociais e sempre estiveram ao lado de projetos de governo de esquerda que ajudaram no processo de construção da democracia em nosso país. "Acredito que a candidatura de Ciro será vitoriosa e tera o apoio de toda frente progressista", disse Rios.

Ciro Gomes (PSB-CE) disse que se a candidatura for a de Dilma, considera hoje o risco de derrota do governo nas eleições presidenciais de 2010 "muito maior" do que a possibilidade de vitória. Como sinal da fragilidade da estratégia do Palácio do Planalto, cita o potencial de estrago de uma possível candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência da República. Se aceitar o convite do PV e entrar na disputa, Marina, na opinião de Ciro, "implode" a candidatura da ministra Dilma Rousseff.

Ciro ainda não decidiu se vai concorrer a presidente ou a governador de São Paulo. Acha que a decisão só deve ser tomada em abril de 2010, após análise da evolução do processo eleitoral. A prioridade, diz ele, continua sendo a Presidência da República. Disse não descartar a disputa ao governo de São Paulo, desde que isso faça parte de uma estratégia nacional para dar continuidade ao projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o deputado existe alguns fatores que colocam em evidência uma possível derrota na candidatura de Dilma. " Há um conjunto de fatores. Primeiro, fadiga de material. Segundo, as contradições, que não são pequenas, desta coalizão PT-PMDB. Essa crise do Senado é só uma caricatura disso. Só quem suporta isso é o Lula, porque tem um capital político único. O risco de perder a eleição é real nessas bases, como de ingovernabilidade para qualquer um de nós, sem o capital político e a interação que o presidente Lula tem com a população. Isso guarda coerência com a história do Brasil. Juscelino não fez o Lott [marechal Henrique Lott, ministro da Guerra no governo Juscelino Kubitschek e candidato a presidente derrotado, em 1960, por Jânio Quadros, candidato da oposição]. Não fez o sucessor, tendo sido o presidente mais popular do país. E as pesquisas são eloquentes na indicação do que estou querendo dizer.

Ciro considera que exista um limite para a questão da transferência de voto. Para ele, a eficiência da transferência dos 70% de apoio ao Lula a Dilma está pela metade. "A Dilma tem grandes virtudes, vai agregar outros atributos além do apoio do Lula. Não tem nenhuma crítica a Dilma. Pelo contrário. Ela é uma pessoa maravilhosa, perfeitamente votável para qualquer tarefa. A questão é que o Brasil mudou. É uma questão delicada, porque somos parceiros. Mas queremos que o presidente nos ouça e pense no que vamos dizer para ele. Eu, especialmente, falarei com a maior clareza e franqueza, porque acho que é um momento crítico para o Brasil. Está marcada uma grave crise política em 2010", afirmou Ciro.

Nenhum comentário: