quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PSB DE CONQUISTA LAMENTA A MORTE DE JAMIL HADDAD

O presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-ministro da Saúde Jamil Haddad morreu na madrugada da ultima sexta-feira (11), em casa, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Haddad estava com 83 anos e faleceu de infarto.
Um dos maiores políticos brasileiros o médico Jamil Haddad foi deputado estadual, prefeito, senador, deputado federal e ministro da Saúde.
Formado pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1949, com especialização em ortopedia, ingressou na vida política em 1966, quando foi eleito deputado estadual pela aliança entre o PTB e o PSB. Reeleito em 1966, filiou-se ao MDB, mas teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos.
Em 1983, filiado ao PDT (desde 1979), foi indicado pelo governador Leonel Brizola para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo de março a dezembro daquele ano, quando renunciou, por discordar do projeto político executado pelo seu partido, que buscava maiores aproximações com o PMDB e o PTB.
Em 1985, com a eleição de Saturnino Braga como prefeito, assumiu uma cadeira no Senado na condição de suplente. Já era então filiado ao PSB, partido que presidiu entre 1986 e 1993. Em 1990, com o fim de seu mandato como senador, foi eleito deputado federal.
Em 1992, foi convidado pelo presidente Itamar Franco para assumir o ministério da Saúde, onde ampliou a abrangência do Sistema Único de Saúde e foi autor do decreto dos medicamentos genéricos. Em 1994, com o rompimento do PSB com o governo Itamar Franco, deixou o ministério.
Em 2003, já no governo Lula, assumiu a direção geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses, sendo exonerado por pressões políticas.
“ Uma grande perda para o partido Socialista Brasileiro e para o pais. Haddad deu uma grande contribuição para a democracia, lutou contra a Ditadura Militar e sempre defendeu as causas sociais.” Disse Boaz Rios – Presidente do PSB de Vitória da Conquista
“O PSB sempre teve em sua tragetória a participação de pessoas que se tornaram grande referência para a nossa nação pelas suas virtudes socialistas, pelo seus sentimentos e preocupações com o social e pelo seu desejo de mudar o mundo a exemplo de Miguel Arraes, João Mangabeira, Hermes Lima e Domingo Velasco e o médico Jamil Haddad também sera lembredo na história do PSB”. Afirmou Gildelson Felício, Vice Presidente do PSB.

Nenhum comentário: