domingo, 23 de março de 2008

PSB CONQUISTENSE AINDA INDEFINIDO EM RELAÇÃO A ALIANÇAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2008



O diretório do Partido Socialista Brasileiro/PSB de Vitória da Conquista se reuniu nesta terça-feira (04) para discutir um nome da legenda para a sucessão municipal de 2008, mas a militância optou por adiar a definição até que a Executiva esgote o diálogo com as demais forças do campo progressista que compõem o governo municipal.

Segundo a direção do partido, a tese de lançar nome próprio a prefeito só vingará caso não haja quaisquer condições de afunilar para uma aliança com o Partido dos Trabalhadores, que já apresentou o nome do deputado federal Guilherme Menezes para disputar a Prefeitura, mas ainda não gerou nenhum avanço acerca da unidade entre os partidos da aliança.

Embora a maioria da militância do PSB defenda a candidatura própria, a mesma delegou uma comissão da Executiva do partido, a tarefa de dialogar com o PT e Partidos da base aliada, afim de que se construa a melhor estratégia eleitoral para a sua sigla. A militância entende que o partido foi peça importante na aliança que governa Conquista desde 1997, porém, qualifica como desproporcional, o espaço que o partido vem ocupando desde o inicio da sua participação nessa aliança. Para a maioria, o partido já demonstrou sua força política quando da candidatura de Gilzete Moreira para deputado estadual em 2002 na qual obteve 12.384 votos. Em 2004 o partido participou da aliança vitoriosa emprestando o nome de Gilzete Moreira Como Vice - prefeito ao lado do Professor José Raimundo Fontes, e em 2006 o partido obteve mais de 6.000 votos com o vereador Ataíde Macêdo concorrendo a vaga estadual, e mais de 12.000 votos com a candidatura de Gilzete Moreira concorrendo a uma vaga à câmara federal. “Portanto, é preciso que o partido busque o crescimento político, se for possível encontra lo dentro de uma alinça com o PT, mantendo a unidade em defesa do projeto político iniciado em 97, tudo bem, mas, se assim não for, lançaremos a candidatura própria buscando apresentar para sociedade conquistense, o projeto político do PSB como alternativa nas eleições de 2008”. Afirmou Jaime Rocha – Membro do Diretório Municipal.

A Executiva e o diretório são órgãos deliberativos e são eles que, de forma democrática e levando em conta toda a trajetória do partido nessa aliança, irão construir uma estratégia para que a sua militância aprecie e aprove o posicionamento do partido para as eleições de 2008”, afirmou o o presidente do PSB, Gildelson Felício.

Gildelson defende que qualquer decisão deve ser tomada após criteriosa análise das conjunturas municipal e estadual; para ele, antes de tudo é preciso manter a defesa da unidade das esquerdas para assegurar a continuidade do projeto político implantado na cidade com a participação do PSB. “Contudo, não havendo acordo na construção dessa unidade onde o PSB Possa ampliar o seu espaço político e ter o reconhecimento da sua participação dentro desse processo, a nossa agremiação não terá outra saída se não a de uma candidatura própria”. Afirma.

Nenhum comentário: