terça-feira, 8 de janeiro de 2008



IstoÉ coloca Ciro e Eduardo Campos entre os 100 mais influentes do país

A revista IstoÉ desta semana elencou as 100 personalidades que mais influenciarão o país em 2008, nas diversas áreas de atividade profissional. A lista nasceu da análise de jornalistas da revista. O deputado Ciro Gomes (CE) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ambos do PSB, são alguns dos representantes políticos com maior destaque, segundo a pesquisa. Confira abaixo o perfil que IstoÉ escreveu sobre os socialistas Ciro GomesCiro Gomes tem uma invejável biografia e um longo caminho pela frente. Já foi prefeito de Sobral, governador do Ceará, ministro da Fazenda, candidato a presidente da República (terceiro mais votado em 2002), ministro da Integração Nacional e hoje é deputado federal pelo PSB. Ele chegou em 2007 ao Congresso Nacional com o objetivo de se manter discreto. Queria atuar somente nos bastidores. Está sendo-lhe impossível. Ciro foi apontado pelos próprios colegas como um dos cinco parlamentares mais influentes do País.

Quando o governo precisou aprovar a CPMF na Câmara (mais tarde derrotada no Senado), foi Ciro quem entrou em campo para converter os votos decisivos. Conseguiu. Sua agenda está lotada de convites para palestras. Em 2010, Ciro certamente será mais uma vez candidato à Presidência da República. Entre os aliados de Lula, é o nome mais forte. Está no patamar de 10% nas pesquisas, atrás somente de José Serra. Ele gostaria de se manter quase invisível para não largar na corrida antes da hora. Mas, com tanto futuro pela frente, só Ciro tem andado sob as luzes da ribalta.



Eduardo Campos O governador de Pernambuco


Eduardo Campos (PSB), é neto e único herdeiro político de Miguel Arraes, mas mesmo assim já mostrou que tem luz própria. Ao contrário do avô, um genuíno "coronel da esquerda", Campos tem marcado sua atuação pela eficiência administrativa. Em recente pesquisa, ele foi eleito o quarto melhor governador do Brasil. Entre 2004 e 2006, como ministro da Ciência e Tecnologia, trabalhou pela aprovação do Programa de Biossegurança, que permite a utilização de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa. Também conseguiu unanimidade no Congresso para aprovar a Lei de Inovação Tecnológica, que resultou no marco regulatório entre empresas, universidades e instituições de pesquisa. A destacada atuação de Campos tem feito com que Lula o estimule, nos bastidores, a arriscar vôos mais ousados na política. Nessas conversas, o presidente chega a colocá-lo como uma futura alternativa para a Presidência da República. É com Campos que Lula tem articulado uma das suas idéias políticas para 2010: sair candidato a senador por Pernambuco.

Nenhum comentário: