sábado, 29 de dezembro de 2007

Fundação lança livro sobre sessenta anos do PSB

O livro tem 150 páginas com registro da trajetória do PSB nesses sessenta anos de existência
A Fundação João Mangabeira (FJM) lançou na última sexta-feira (31) o livro "Semeando Socialismo", de autoria da historiadora Margarida Vieira, como parte da programação da Jornada Socialista 40 – no aniversário de sessenta anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A autora do livro, Margarida Vieira acredita que esse livro é a indicação para os brasileiros de que é possível um partido voltado para a mudança social, fiel aos seus princípios durante sessenta anos e sempre se atualizando as necessidades reais da política e da história.

O livro tem 150 páginas com registro, também de fotos e documentos, da trajetória do PSB nesses sessenta anos de existência. Em oito capítulos, o leitor conhece, não só a história da sigla socialista, como também, uma boa parte da história política do Brasil.

"Esperamos que esse livro seja bastante útil para a nossa militância e filiados. Sabemos que seu conteúdo poderá contribuir na formação de todos os segmentos que fazem o Partido", ressaltou o presidente da FJM, Carlos Siqueira.

No primeiro capítulo (1947-1965), "O Partido Semente", é feita uma síntese do período de formação da sigla. Já no segundo (1985 – 1989), é possível conhecer a trajetória da sua refundação e a conquista do registro definitivo. O terceiro capítulo (1990 – 2007), mostra a consolidação do PSB na sociedade, no Legislativo e no Executivo, e o alcance da "cláusula de barreira".

Os demais capítulos de "Semeando Socialismo" mostram as experiências socialistas nas administrações municipais e estaduais, a atuação dos representantes do PSB na Câmara dos Deputados, no Senado, e nos ministérios do Governo Federal. Também é possível aprender sobre as atividades de debate e formação política da FJM e a atuação dos segmentos socialistas organizados na sociedade como: jovens, mulheres, negros e sindicalistas.

Nenhum comentário: