quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PSB DE CONQUISTA LAMENTA A MORTE DE JAMIL HADDAD

O presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-ministro da Saúde Jamil Haddad morreu na madrugada da ultima sexta-feira (11), em casa, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Haddad estava com 83 anos e faleceu de infarto.
Um dos maiores políticos brasileiros o médico Jamil Haddad foi deputado estadual, prefeito, senador, deputado federal e ministro da Saúde.
Formado pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1949, com especialização em ortopedia, ingressou na vida política em 1966, quando foi eleito deputado estadual pela aliança entre o PTB e o PSB. Reeleito em 1966, filiou-se ao MDB, mas teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos.
Em 1983, filiado ao PDT (desde 1979), foi indicado pelo governador Leonel Brizola para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo de março a dezembro daquele ano, quando renunciou, por discordar do projeto político executado pelo seu partido, que buscava maiores aproximações com o PMDB e o PTB.
Em 1985, com a eleição de Saturnino Braga como prefeito, assumiu uma cadeira no Senado na condição de suplente. Já era então filiado ao PSB, partido que presidiu entre 1986 e 1993. Em 1990, com o fim de seu mandato como senador, foi eleito deputado federal.
Em 1992, foi convidado pelo presidente Itamar Franco para assumir o ministério da Saúde, onde ampliou a abrangência do Sistema Único de Saúde e foi autor do decreto dos medicamentos genéricos. Em 1994, com o rompimento do PSB com o governo Itamar Franco, deixou o ministério.
Em 2003, já no governo Lula, assumiu a direção geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses, sendo exonerado por pressões políticas.
“ Uma grande perda para o partido Socialista Brasileiro e para o pais. Haddad deu uma grande contribuição para a democracia, lutou contra a Ditadura Militar e sempre defendeu as causas sociais.” Disse Boaz Rios – Presidente do PSB de Vitória da Conquista
“O PSB sempre teve em sua tragetória a participação de pessoas que se tornaram grande referência para a nossa nação pelas suas virtudes socialistas, pelo seus sentimentos e preocupações com o social e pelo seu desejo de mudar o mundo a exemplo de Miguel Arraes, João Mangabeira, Hermes Lima e Domingo Velasco e o médico Jamil Haddad também sera lembredo na história do PSB”. Afirmou Gildelson Felício, Vice Presidente do PSB.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PSB DA BAHIA COMEMORA FILIAÇÃO DO MÉDICO JOÁS MEIRA AO PARTIDO



Em clima de festa, mais de 500 pessoas comemoraram a chegada de novos filiados ao PSB.
O evento, que aconteceu em Salvador na ultima semana teve o objetivo de apresentar para a impresna e para a sociedade, o ingresso de novas personalidades ao partido, como Edmon Lucas, Secretário do Interior, Jerônimo e Antonio Jorge do Ilê Ayê. O encontro contou com as paricipações da presidente do PSB na bahia, Deputada Lídice da Mata, do deputado estadual, Capítão Tadeu e de várias lideranças do Partido Socialista Brasileiro.
Dentre as personalidades políticas que se filiaram ao PSB, está o médico Joás Meira. Joás tem 50 anos, formou - se em medicina em 1985 pela Escola Baiana de medicina. Especialista em medicina do trabalho e clinica geral, exerece a função em sua clinica particular, em hospitais de vitória da Conquista e no ambulatório da cidade de Barra do Choça, o qual já dirigiu por 2 anos. Também já foi diretor do Hospital de Base de Vitória da Conquista, no qual foi responsável pela instalação do 1º serviço de tomografia pública da região, alem de resgatar a qualidade no atendimento prestado naquele hospital. Joás também é pastor da Igreja Nova Sião, sendo muito querido e respeitado no segmento evangélico e foi delegado Regionla do CREMEB, entidade que representa a classe médica do Brasil.
Com um discurso alinhado à sua profissão, que tem o compromisso permanente de cuidadar das pessoas, o médico Joás Meira Discursou para dezenas de militantes, simpatizantes e personalidades do PSB.

" Na condição de médico, sempre fui sensível aos problemas das pessoas, agora, ingressando ao PSB, espero poder contribuir ainda mais para a construção de uma cidade mais justa, juntamente com a militância do Partido Socialista Brasileiro de Vitória da Conquista". Afirmou Joás.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PSB REALIZA III ENCONTRO DO DIRETÓRIO DE CONQUISTA E REGIÃO SUDOESTE

Será realizado nos dias 11 e 12 de setembro o III Encontro do PSB - Partido Socialista Brasileiro de Vitória da Conquista e Região sudoeste. O evento tem o objetivo de reunir vereadores, prefeitos e militantes socialistas de Conquista e Região para um debate acerca da conjuntura política nacional e regional, bem como de fazer uma avalaiação sobre os rumos do PSB nas próximas eleições. A programação contará com a presença da deputada Lídice da Mata, além de uma palestra com o tema: O SOCIALISMO NA CONTEMPORANEIDADE, ministada pelo professor da UESC e da fundação João Mangabeira o Sr. Jõao Carlos Oliveira.

A defesa por uma candidatura à presidencia da República com o nome do deputado federal Ciro Gomes, e a disputa por uma vaga no senado com Lídice da Mata, também nortearão o encontro.

O presidente do PSB de Conquista, Gildelson Felício acredita que este encontro será um palco de debates de idéias e troca de experiências que servirão para fortalecer o PSB na região, além de discutir estratégias para o pleito eleitoral de 2010.
" Elegemos prefeitos e vereadores em várias cidades da região e isso faz com que o Partido Socialista Brasileiro possa, a partir de encontros como estes, se consolidar cada vés mais como uma grande força no cenário político Regional." Afirmou Gildelson

Segundo Boáz Rios, vice-presidente do partido em Conquista, o evento também será uma oportunidade de prefeitos, vereadores e militantes discutirem a gestão pública sob o ponto de vista das bandeiras Socialistas , que tem como direcionamento o desenvolvimento de políticas que posssibilitem melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Para Genivan Neri, representante da executiva estadual do PSB, o evento acontece em um momento estratégico para a sua agremiação, pois, a direção nacional do partido Socialista começa a traçar o planejamento para definir a candidatura do deputado Ciro Gomes (CE) à presidência da República, e em Conquista o partido já se articula para disputar as vagas de deputado federal e estadual. Segundo ele, este é um momento favorável para o fortalecimento do partido.

O encontro será realizado na câmara de vereadores de Vitória da Conquista situada na Rua Coronel Gugé S/N, Centro, a partir das 18:00h no dia 11 (sexta-feira) e a partir das 8:30h no dia 12 ( sábado).

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CIRO GOMES APRESENTARÁ O PROGRAMA DO PSB NESTA QUINTA - FEIRA

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) comandará, nesta quinta-feira, 3, a segunda propaganda política do PSB no ano de 2009. O programa eleitoral terá dez minutos de duração, tanto no rádio (às 20h) quanto na TV (às 20h30). Ciro ainda não definiu para qual cargo irá concorrer: presidente ou governador de São Paulo. O deputado já deu declarações de que seu desejo é mesmo lançar-se à presidência, mas que ainda não está nada decidido.
Além de Ciro, a propaganda desta quinta-feira, 3, irá contar também com Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Além de Campos, o programa irá contar com depoimentos de Roberto Amaral, vice-presidente do partido, e o deputado Márcio França (SP).
Presidência ou governo de SP?
Ciro Gomes ainda não definiu se tentará a presidência ou o governo de São Paulo nas eleições de 2010. O deputado pelo estado do Ceará já deixou claro que seu desejo é mesmo se lançar como candidato a presidente do Brasil. No dia 18 de agosto, Ciro chegou a dizer: "Agora, sou candidato à presidência". Porém, disse que a decisão não estava tomada.
O martelo sobre a candidatura de Ciro à presidência só não foi batido porque são grandes as pressões para que ele se lance ao governo de São Paulo. O principal entusiasta da candidatura de Ciro em São Paulo é ninguém menos que o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Por o pedido vir do posto mais alto do Executivo brasileiro, Ciro se mostra balançado: "Eu faço a política em projetos, em grupo, no partido, e estão ouvindo minhas ponderações, mas eu não sou o dono da verdade".
A decisão de Ciro deverá ser feita até o dia 20 deste mês de setembro. O prazo foi dado após uma conversa entre Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do PSB e Lula. ""O Eduardo pediu ao presidente 30 dias e eu dei ao partido, como é minha obrigação, o direito e o dever de resolver."

PSB COMEÇA A PÔR EM PRÁTICA AS ESTRATÉGIAS PARA A CORRIDA PRESIDENCIAL


O PSB reuniu hoje em Brasília sua bancada federal para traçar o "planejamento estratégico" do partido. Definiu que a candidatura do deputado Ciro Gomes (CE) à presidência da República vai ser seu plano "A".
A partir de amanhã a ordem é colocar Ciro para viajar. Fazer ele aparecer junto à militância e ao eleitorado dos Estados brasileiros.
Uma eventual candidatura ao governo de São Paulo, contudo, não foi descartada.
Ciro deve mudar seu domicílio eleitoral até o dia 20. Ficará com duas opções. Ou disputa a presidência ou o governo.
Senadores e deputados do PSB entendem que, no caso da candidatura da ministra Dilma Rousseff não decolar, por Ciro na disputa se transforma numa obrigação da base governista.
Temem que, em tal situação, e sem Ciro, o governador José Serra vença as eleições no primeiro turno.
Por outro lado, se Dilma decolar, entra em ação o plano "B".
O PSB vai cobrar do PT as palavras ditas por Lula no último encontro que teve com a direção do partido e com Ciro. Lula disse que levaria seu partido a apoiar a candidatura do deputado ao Palácio dos Bandeirantes.
Essa decisão deve ser tomada em maio.
Ciro parece animado com a posição do partido. Quer sair candidato à presidência. Diz que se sentiria "estranho" disputando o governo paulista.
(Comentário de Noblat: Ciro candidato ao governo de São Paulo é pura invenção de Lula para ganhar tempo e poder escolher um candidato do PT.)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PEC DOS VEREADORES É APROVADA EM COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA

BRASÍLIA - A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no Brasil (Proposta de Emenda à Constituição - PEC 336/09) foi aprovada nesta madrugada na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisava o assunto. A proposta eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791. De acordo com o texto aprovado, esse aumento de vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de 8 mil suplentes tomarem posse. A proposta ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos.
O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), explica que não haverá pagamentos retroativos. " Não há razão válida para que os vereadores que tomarem posse em razão dessa emenda tenham direito à retroatividade pecuniária. "
Foi aprovada também a PEC 379/09, que tramita apensada. Essa proposta reduz os gastos com os legislativos municipais. O percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Essa redução, segundo o texto aprovado, só valerá a partir do ano subsequente à promulgação da PEC.
Arnaldo Faria de Sá recomendou a aprovação das propostas sem alterações. " Considero necessário manter intacto o texto de ambas as propostas, mesmo porque se os alterarmos serão devolvidos ao Senado Federal " , explicou o parlamentar.
Em 2008, a Câmara aprovou uma proposta que permitia o aumento do número de vereadores mas reduzia os repasses para os legislativos municipais. O Senado fatiou em duas a PEC aprovada pelos deputados. A parte que permitia o aumento do número de vereadores tornou-se a PEC 336/09. E as regras que reduziam as despesas foram incluídas na PEC 379/09, mas com percentuais de gastos mais altos.
O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar apenas a PEC 336/09, como queriam os senadores, sob a alegação de que eles romperam o equilíbrio do texto aprovado pelos deputados.
A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial da PEC 333.
Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta. O Senado desistiu do mandado de segurança no STF.
Se as PECs aprovadas pela comissão especial também forem aprovadas pelo Plenário da Câmara sem modificações, o texto não precisará voltar ao Senado e seguirá para promulgação das Mesas Diretoras das duas casas.
(Agência Câmara)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PSB DE CONQUISTA REAFIRMA APOIO A CANDIDATURA DE CIRO GOMES À PRESIDENTE


O diretório do PSB de Vitória da Conquista se posiciona a favor da candidatura de Ciro. A decisão surgiu depois de várias discussões acerca da conjuntura nacional onde, para muitos dos militantes de Conquista, este é o momento do PSB.

Segundo o Presidente do partido em Vitória da Conquista, Gildelson Felício, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) tem todas as condições de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2010. Para Felício, o deputado tem chance de se sair bem na disputa pelo Palácio do Planalto devido a três motivos: ser uma personalidade política de trabalho reconhecido, ter concorrido ao cargo outras duas vezes e “por ter um grande potencial de votos”.

" É claro que uma decisão como esta só pode ser tomada pela direção nacional do PSB. O que estamos fazendo é nos manifestando enquanto diretório municipal, em favor de uma candidatura presidencial com o nome de Ciro Gomes. Torcemos para que a executiva nacional tenha a mesma impressão: de que este é o momento do PSB e que tenhamos uma candidatura à presidente", afirmou Gildelson.

Em salvador o deputado participou de um seminário que discutiu os rumos do partido nas próximas eleições, quando recebeu o documento do diretório de Conquista defendendo o seu nome para presidente e o nome da deputada Lídice da Mata para disputar uma vaga no Senado.

Para o secretártio geral do PSB, Dernival Araújo, além de reunir reais condições de disputar o cargo, o deputado conta também com um momento favorável ao PSB. “ O PT não terá Lula como candidato, o que seria uma candidatura imbatível, e o nome da Ministra Dilma Rousseff não conseguiu ganhar a simpatia do eleitorado, em que pese o apoio do presidente Lula, que é dono de um capital político invejável”, disse o Secretário.

Para o vereador Gilzete Moreira (PSB), a candidatura de Ciro Gomes representa a melhor opção para a sucessão de Lula. " O PSB é um aliado histórico do PT, mas para avançar no projeto político inaugurado em 2002, entendemos que o melhor nome da esquerda hoje para governar o Brasil encontra se filiado ao PSB, que é o deputado Ciro Gomes", afirmou Gilzete.

Genivan Neri, membro do Diretório Estadual (BA), ressalta a importância de uma candidatura como a de Ciro Gomes, afirmando que o Brasil alcançou melhoras significativas, que as ações do governo Lula proporcionaram um salto na qualidade de vida da população e isso tudo graças ao empenho do governo em priorizar tambem as políticas sociais. Mas para Neri, o PT não tem um nome capaz de reunir condições eleitorais para substituir Lula. " Esse nome encontra se nos quadros do PSB e esperamos contar com uma unidade entorno do nome de Ciro", afirmou Neri.

Para Boaz Rios, vice-presidente do PSB de Conquista, a eleição de 2010 será dificil, mas trará uma oportunidade de crescimento para partidos como PSB, PV e PCdoB, pois, estes partidos pertencem a um grupo de agremiações que tem muita semelhanças em suas bandeiras sociais e sempre estiveram ao lado de projetos de governo de esquerda que ajudaram no processo de construção da democracia em nosso país. "Acredito que a candidatura de Ciro será vitoriosa e tera o apoio de toda frente progressista", disse Rios.

Ciro Gomes (PSB-CE) disse que se a candidatura for a de Dilma, considera hoje o risco de derrota do governo nas eleições presidenciais de 2010 "muito maior" do que a possibilidade de vitória. Como sinal da fragilidade da estratégia do Palácio do Planalto, cita o potencial de estrago de uma possível candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência da República. Se aceitar o convite do PV e entrar na disputa, Marina, na opinião de Ciro, "implode" a candidatura da ministra Dilma Rousseff.

Ciro ainda não decidiu se vai concorrer a presidente ou a governador de São Paulo. Acha que a decisão só deve ser tomada em abril de 2010, após análise da evolução do processo eleitoral. A prioridade, diz ele, continua sendo a Presidência da República. Disse não descartar a disputa ao governo de São Paulo, desde que isso faça parte de uma estratégia nacional para dar continuidade ao projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o deputado existe alguns fatores que colocam em evidência uma possível derrota na candidatura de Dilma. " Há um conjunto de fatores. Primeiro, fadiga de material. Segundo, as contradições, que não são pequenas, desta coalizão PT-PMDB. Essa crise do Senado é só uma caricatura disso. Só quem suporta isso é o Lula, porque tem um capital político único. O risco de perder a eleição é real nessas bases, como de ingovernabilidade para qualquer um de nós, sem o capital político e a interação que o presidente Lula tem com a população. Isso guarda coerência com a história do Brasil. Juscelino não fez o Lott [marechal Henrique Lott, ministro da Guerra no governo Juscelino Kubitschek e candidato a presidente derrotado, em 1960, por Jânio Quadros, candidato da oposição]. Não fez o sucessor, tendo sido o presidente mais popular do país. E as pesquisas são eloquentes na indicação do que estou querendo dizer.

Ciro considera que exista um limite para a questão da transferência de voto. Para ele, a eficiência da transferência dos 70% de apoio ao Lula a Dilma está pela metade. "A Dilma tem grandes virtudes, vai agregar outros atributos além do apoio do Lula. Não tem nenhuma crítica a Dilma. Pelo contrário. Ela é uma pessoa maravilhosa, perfeitamente votável para qualquer tarefa. A questão é que o Brasil mudou. É uma questão delicada, porque somos parceiros. Mas queremos que o presidente nos ouça e pense no que vamos dizer para ele. Eu, especialmente, falarei com a maior clareza e franqueza, porque acho que é um momento crítico para o Brasil. Está marcada uma grave crise política em 2010", afirmou Ciro.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PSB DE VITÓRIA DA CONQUISTA REALIZA II ENCONTRO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL COM REPRESENTANTES DA REGIÃO SUDOESTE

Será realizado neste sábado, dia 20, o II Encontro do Partido Socialista Brasileiro de vitória da Conquista e Região Sudoeste. O evento terá início às 8:00h, e tem como objetivo reunir,vereadores, prefeitos e militantes socialistas de conquista e região para um debate acerca da conjuntura política nacional e regional bem como de fazer uma avaliação do desempenho do partido nas eleições de 2008.

Segundo Boáz Rios, Vice- presidente do PSB, em Vitória da Conquista, o evento será uma oportunidade de prefeitos e vereadores discutirem a gestão pública sob o ponto de vista das bandeiras socialistas, que tem como direcionamento o desenvolvimento de políticas que visam a melhoria na qualidade de vida das pessoas.


Gildelson Felício, Presidente do PSB de Conquista, acredita que este encontro, a exemplo do primeiro, será um palco de debates de idéias e troca de experiências que servirão para fortalecer, cada vez mais, o PSB na Região Sudoeste.
“Elegemos prefeitos e vereadores em várias cidades da região e isso faz com que o partido socialista brasileiro possa, a partir de encontros como esses, se consolidar cada vez mais, como uma grande força no cenário político Regional.” Afirmou Gildelson.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

BOÁZ RIOS ASSUME SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL










O Administrador Boáz da Silva Rios assumiu no dia 01, a pasta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura de Vitória da Conquista.
Bacharel em Administração pela UESB e Mestre pela UFBA, Boáz já esteve à frente da Secretaria de Administração, onde fez um excelente trabalho sendo um dos responsáveis pelo maior concurso público da prefeitura. Defendeu a valorização do servidor, organizou a Secretaria, participou de diversas discussões com sindicatos e servidores. Na eleição passada o seu nome chegou a ser cogitado para integrar a chapa majoritária na condição de vice – prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro.
Boáz acumula várias experiências profissionais, já foi Superintendente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Técnico, Científico e Tecnológico da UESB – FADCT e professor da FTC, FAINOR e UESB.
Na área Social, foi membro do COMDICA, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, e atuou como Secretário na Diretoria da Fundação Educacional de Vitória da Conquista- FAMEC. Atuou também como Tesoureiro e Presidente do Centro de Recuperação e Amparo ao Menor- CREAME; na Presidência da associação Vitória Organização Solidária – VOS; Foi membro do Conselho Fiscal da Associação de Funcionários da UESB- AFUS; fundador e diretor do Sindicato de Professores das instituições privadas de Ensino Superior do Sudoeste da Bahia, além de ter sido membro e presbítero da Igreja Presbiteriana Independente de Vitória da Conquista.

“Muito foi feito na área Social nos últimos doze anos dentro do projeto político inaugurado em 97 com a vitória dos partidos progressistas e especialmente da participação do nosso Partido o PSB, que junto com o Dr. Guilherme Menezes proporcionou várias mudanças positivas para a nossa população. Mas é claro que a demanda na área Social é permanente e à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, vamos dar atenção especial para a política de habitação popular, os programas em parceria com o governo federal e todos os assuntos pertinentes à esta Secretaria que tenha como objetivo melhorar a qualidade de vida da nossa população”. Afirmou Boáz.